sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O adeus ao tropeiro


Foi num domingo ensolarado digno de festa, mas a notícia que recebia não era para comemorações. Partia para a estância grande do céu Pedro Camargo de Vargas, o ícone do tradicionalismo de São Leopoldo.
Ele que deixou órfãos dez filhos neste domingo 04/10/2009, deixou uma legião de órfãos no tradicionalismo e na cultura gaúcha. O Vale do Sinos chora a partida do tropeiro, pois Tio Pedro como carinhosamente era chamado por todos, se tornou conhecido por onde passava.
Talvez muitos que estão lendo esta matéria tenham passado alguns momentos com o velho tropeiro. Lembro-me de certa feita que, juntamente de Geovane Prates, Derli Silva, Vanderlei Rosa, fomos ao Parque da Harmonia, em Porto Alegre, após o almoço onde o cardápio foi lingüiça com pão. Tio Pedro levou em sua mala de garupa seu garfo, faca e claro sua gamela, pertences que lhe acompanhavam há muito tempo pela suas andanças.
Após o almoço ele estendeu sua mala de garupa no chão retirou suas botas no qual fez de travesseiro e tirou uma sesteada. Muita gente passava pelo local e batia foto talvez impressionada com o xucrismo daquele Gaúcho.
Foi um final de semana que eu tive o prazer de passar junto com ele. Sem esquecer dos outros tantos domingos rodeados de amigos que passamos na Querência dos Vargas, nas tertúlias, nos desfiles de 1ºde Maio ou no Entrode. Várias entidades tiveram seu inicio no galpão do Tio Pedro. Outros começaram a pegar gosto pela cultura Gaúcha em baixo da figueira da Querência dos Vargas.
Adeus... Tio Pedro leva a certeza que sua missão foi completada no último desfile do dia 20 de setembro. No qual passou na charrete dos Campeiros da Madrugada. Assim emocionou a todos. Autoridades e tradicionalistas.
Vai o homem... Fica a lenda... Pedro Camargo de Vargas

Caetano Prates

Nenhum comentário:

Postar um comentário