segunda-feira, 5 de outubro de 2009

ADEUS AO TIO PEDRO CAMARGO DE VARGAS





O domingo de 04 de outubro foi diferente dos anteriores. marcou o dia da despedida (em vida) de um dos maiores ícones da cultura regional gaúcha deste Estado. Tio Pedro Camargo de Vargas encerra a sua passagem por estes pagos e põe fim a uma vida dedicada as coisas da terra. Como tradicionalista, digo que iniciou outra era: a era pós Tio Pedro. Porque igual a este Pedro não terá outro. Apaixonado pela natureza faleceu as 9:40 do dia de São Francisco de Assis. Apaixonado pelos animais, teve como fiel parceira de campereadas sua égua boneca. Firme até a última tropeada. Sua família e amigos lembravam aos poucos durante todo aquele domingo ventoso, as histórias do velho gaúcho. Gostava muito de crianças. Da trova. Da poesia. Das tertúlias. Da bóia na gamela e dos presentes que ganhava dos amigos. Eterno patrão da Querência dos Vargas, foi patrão do CTG tapera Velha e do CTG TIo Lautério. Como cavaleiro de São Leopoldo em vida, foi nomeado pelo Conselho Leopoldense de Tradição e Cultura Gaúcha (CLTG) o patrono da cavalaria da entidade. Nos 20 anos do CLTG, em 2009, recebeu homenagem da patronagem. No passeio das Pilchas fez questão de ir lá dar a partida com uma prece aos gaúchsos. No dia 16 de setembro de 2009, data do seu aniversário, recebeu homenagem da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, durante Sessão Solene na Parque de Recreação do Trabalhador, em São Leopoldo.
Muitas serão as homenagens, públicas ou em oração, mas uma coisa é certo: este home mereceu ser sepultado com lágrimas de saudades no meio dos amigos e sendo homenageado copm o maior hino desta terra: o hino riograndense.

Um comentário:

  1. sonia gonçalves vargas de farias13 de agosto de 2012 às 16:19

    que saudades do meu tio querido.Pedro camargo de Vargas foi irmão do meu pai Bento José de Vargas.Os tres irmãos retornaram a Pátria espiritual no mesmo ano.11 de janeiro João Camargo de Vargas meu pai do coração,04 de outubro o tio Pedro Camargo de Vargas e 24 de novembro meu pai Bento José de Vargas.Estavam sempre juntos na roda do chimarrão.

    ResponderExcluir