sexta-feira, 23 de outubro de 2009

FANDANKERB é sucesso



São Leopoldo é o Berço da Colonização Alemã no Estado do Rio Grande do Sul. Com cerca de 215 mil habitantes, recebeu como filhos pessoas vindas dos quatro cantos do Estado e tem com lema a frase: " Fé, Cultura e Trabalho". A realização do FANDANKERB 1º - INTEGRANDO CULTURAS passou a ser um dos principais instrumentos para a divulgação da cultura gaúcha e germânica e reforçar a união de tradicionalista gaúchos e dos alemães na manutenção da nossa cultura. Segundo a escritora Roswithia Weber, no livro "A História da Câmara e a Câmara na História. São Leopoldo e no livro A Identidade local em discussão", "O bairro Feitoria apresenta forte presença da cultura gaúcha, daí se entende o nome da festa, que incorpora o Fandango ao Kerb. (Fandankerb). Se hoje essa relação não é problemática - no máximo mistura de estranhamento frente a mistura - no contexto das discussões na cidade da década de 1960, a força das tradições gaúchas no município foi alvo de críticas (...)" Depois desta análise, podemos dizer que o BAILE DO FANDANKERB em sua primeira edição reforça as ações de cidadania e inclusão social, porque se propõe a manter unidos e ao mesmo tempo resgatar a história dos colonizadores alemães em 1824 e a integração que fizeram com os negros e portugueses que já moravam no local naquela data.
O evento aconteceu no dia 26 de setembro de 2009, no galpão do CTG Sinuelo da Feitoria, bairro Feitoria (que sedia a CASA DO IMIGRANTE, antiga Real Feitoria do Linho Cânhamo). O CTG Sinuelo possui sua sede num dos bairros já considerado o "mais violento da cidade". Daí o nome Sinuelo, pois pretendia ser o pioneiro em levar a cultura gaúcha tanto para as pessoas que nasceram no município como para os que vieram de outros municípios e se aquerenciavam na Feitoria. Hoje, a entidade é uma das referências no Estado, constando na lista dos 10 CTG´s mais pontuados na agenda do MTG devido ao seu retrospecto cultural obtido com a participação das invernadas de danças tradicionais, trovadores, cantores, chuleadores, violonistas, acordeonistas e o departamento campeiro.
Na programação cultural do FANDANKERB 1º - INTEGRANDO CULTURAS o público foi recepcionado pela Banda GERMÂNICA SAX BANDA SHOW que fez o show de abertura às 20:00 horas. O grupo de danças juvenil do DTG Leão da Serra, de São Leopoldo, apresentou a coreografia do FRITZ e da FRIDA, que conta história do Casal que Veio da Alemanha para São Leopoldo e deram início a uma vida de sonhos para seus descendentes. As invernadas do CTG Sinuelo da Feitoria e do GAN Candeeiro, também de São Leopoldo, apresentaram danças tradicionais do manual de Barbosa Lessa e Paixão Cortes, originadores da pesquiza do "Fandankerb" que caracteriza a simbiose havida, no Rio Grande do Sul, entre as coreografias do folk-gaúcho (fandango) e as platt-deutsch ("kerb").
O show do acordeonista Sadi Pereira, que é oficineiro de música no CTG Tropeiro das Coxilhas, de São Leopoldo, levou os público presente para a sala na hora do TIO MEDERICO, ritmo similar a POLONAISE e que é tocado nos bailes gaúchos. O show do grupo nativista VERSO CAMPEIRO fez resgate de clássicos da música campeira do Rio Grande do Sul e o grupo EXPRESSO DO SUL formado por integrantes das invernadas de danças do CTG Sinuelo da Feitoria fez o show de encerramento do evento.
Na culinária o prato principal foi o CARRETEIRO DE CHARQUE, feito no fogo de chão e que resgatou o principal prato dos tropeiros e carreteiros, homens que tiveram grande importância para o desenvolvimento da economia do Rio Grande do Sul. A cuca e a lingüiça deram o clima germânico ao prato principal. Ainda em homenagem aos primeiros Imigrantes Alemães foi construído uma réplica da CASA DO IMIGRANTE e inserida ao seu redor alguns dos alimentos (frutas, verduras, legumes, pães e cucas) produzidos por eles.

Um comentário:

  1. Procurando por sites com a história do bairro Feitoria, enconteri este que muito me agradou na sua explicação. Estou muito contente, pois vim a região da campanha, divisa com a Argentina e fiquei feliz em saber que aqui tbm dão muito valor aos costumes gauchescos.

    ResponderExcluir