terça-feira, 24 de março de 2009

Médico lança programa para envelhecer bem

Nesta quarta-feira (25/03), às 20h30, será lançado um novo programa para idosos: o Vovós e Vovôs Anônimos, o VVA.
Idealizado pelo psicanalista Marcelo Blaya Perez, o sistema segue o método de trabalho já utilizado com sucesso há 70 anos pelos Alcoólicos Anôninos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA). O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos idosos, mostrando que cada fase da vida tem muitas oportunidades para desfrutar. Mas este usufruto depende muito das escolhas que se faz na vida, destaca Blaya. "Envelhecer é inevitável, deteriorar é opcional", defende o médico, criador da Clínica Pínel há 50 anos.
Os participantes dos grupos VVA terão encontros semanais. As reuniões visam ajudar seus componentes a entender o por quê preparar um envelhecimento onde a catástrofe da decadência pode ser evitada ou recuperada. "Vida familiar e comunitária, entrosando uns com os outros, respeito mútuo" estão entre as premissas. Este sistema que pode ser multiplicado em todo o mundo está centrado no fato que a previsão de tempo de vida alongou bastante em pouco séculos. As projeções atuais é de que os homens podem viver até 110 anos e as mulheres 120.
O psicanalista criador do programa é prova da possibilidade de estar muito vivo mesmo numa etapa da vida considerada mais sedentária. Com 85 anos vive sozinho e tem uma vida bastante ativa. Caminha diariamente, lê e escreve sistematicamente, está sempre envolvido com alguma atividade (como esta!), cultiva diferentes relacionamentos e se alimenta equilibradamente. Não fuma, bebe parcimoniasamente para celebrar o momento. No cotidiano, Marcelo pode ser visto na companhia de seus cinco cães pastores alemães. E tem planos: comemorar seus 100 anos dormindo acompanhado de seus cães.
Em um de seus recentes textos distribuído aos amigos por email, Envelhecer bem ou mal, detalha em poucos parágrafos a síntese dos necessários cuidados ao longo da vida para chegar a uma velhice com qualidade. A importância de cuidar da saúde, preventivamente, e não da doença é a síntese do sucesso. "Cuidados com o corpo garantem a profilaxia, o evitar futuras catástrofes como enfartes, acidentes vasculares cerebrais, câncer, tendinites, artropatias, Alzheimer, Parkinson, etc. Modos de alimentar-se, exercitar-se, relacionar-se, enfim, como viver o corpo emoções, fantasias, sonhos e pensamentos. Ter acompanhamento de um tipo de médico que acredita na capacidade extraordinária que o corpo tem de curar-se, quando estimulado de modo certo", conclui Blaya, que tem tido muito apoio na disseminação da iniciativa por pessoas que tomam conhecimento deste programa.
A palestra de lançamento do VVA será ni anfiteatro da Clínica Pinel (/rua Santana, 1455).
Contatos com Marcelo Blaya pelo fone: (51) 9909.9595

Nenhum comentário:

Postar um comentário