terça-feira, 24 de março de 2009

ENSAIO ABERTO PROMETE...


Fernanda Krüger Trio
O Fernanda Krüger Trio mostra o trabalho que vem desenvolvendo há três anos, uma arte séria e criativa evocando uma inspiração sincera e verdadeira. Com poesia e música de Fernanda Krüger, o trio mescla em seus arranjos e em sua sonoridade a bagagem musical de cada um de seus integrantes: o popular e o erudito, desde influências do pop internacional, da música brasileira, do Jazz, do Blues e da Bossa Nova. Esta fusão de personalidades fez surgir uma sonoridade particular, não preocupada com rótulos e nichos de estilo. O principal objetivo é ressaltar o universo implícito em cada composição. As influências do trio são compositores como Vitor Ramil, Adriana Calcanhoto e Olivia Byington.
As canções fazem emergir uma estética intimista e reflexiva, em letras cheias de sentimento, metáforas e poesia. O trio é formado por Fernanda Krüger, violonista, cantora e compositora, Lucas Krüger, contrabaixista, e Luthiero Tacuatiá, baterista.
O grupo vem atuando desde 2005 (ano de sua concepção na formação atual) em diversos espaços culturais e eventos: IV e V Festivale (Festival de Música do Vale do Gravataí), 20ª Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos (São Leopoldo), Music Hall (Porto Alegre), Casa Elétrica (Porto Alegre), Armazém SanLou (São Leopoldo), Café Concerto da Casa de Cultura Mário Quintana (Porto Alegre), I e III Aldeia Sesc Capilé(São Leopoldo), Centro Cultural José Pedro Boéssio (São Leopoldo), entre outros.
Em abril de 2006, o Fernanda Krüger Trio obteve o primeiro lugar no I Music Hall Festival (melhor grupo). Em novembro de 2007, foi convidado (juntamente com Marcelo Lehmann e Zelito Souza) para defender as canções (Re)Verso e Nação, de Sandro Souza, no 22° Musicanto e 1° Musicanto Universitário, classificando Nação para a final do festival e participando do cd e do DVD do mesmo. Em agosto de 2008, obteve o primeiro lugar e o prêmio de melhor letra no II Som Leo Festival de Música, em São Leopoldo, com a música Amiga Lua, de autoria de Fernanda Krüger.

Fernanda Krüger Garcia
No ano de 2001, fez aulas de técnica vocal com Odilon Reis durante oito meses. Neste mesmo ano também ingressou no Curso Técnico em Instrumento Musical da Escola Sinodal de Educação Profissional (ESEP, em São Leopoldo), sendo o violão seu instrumento principal. Aí teve aulas de violão com Luciana Prass. Dedicou-se tanto à música clássica quanto à música popular.
Em 2003 ingressou na graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde participou de masterclasses de violão clássico com Paulo Inda, Flávia Domingues Alves, James Correa, Daniel Wolff e Thiago Colombo, Robert Trent, Fábio Zanon e Eduardo Meirinhos. Participou do I Festival de Violão da UFRGS_ Música Gaúcha para Violão (ocorrido em 2004), do IV Festival de Inverno da Unisinos (em julho de 2005, com o violonista Fábio Shiro Monteiro), do I Seminário Internacional de Violão Estação Musical (em julho de 2006, promovido pela escola de música Estação Musical de Porto Alegre, com o violonista Eduardo Isaac) e também do II Seminário Internacional de Violão Estação Musical (em julho de 2007, onde teve aula com Frank Bungarten). Em julho de 2008 conclui o Bacharelado em Violão, sendo orientada em seu recital de graduação pelo prof. Dr. Daniel Wolff, com quem estudou entre 2005 e 2008. Obteve láurea acadêmica pelo ótimo aproveitamento ao longo do curso. Atualmente cursa a Licenciatura em Música da UFRGS.
Em 2007 atuou como intérprete no Música de POA, recitais de música contemporânea de compositores gaúchos, ocorrido na Casa de Cultura Mário Quintana. Participou do espetáculo Vozes Luso-Brasileiras Canções Antigas e Atuais de Brasil e Portugal, juntamente com Deisi Coccaro, Fernando Mattos e Bianca Obino, em São Leopoldo. Em 2008 participou do recital Violões do Instituto de Artes, tocando duas canções de Armando Albuquerque arranjadas por ela, com a participação de Deisi Coccaro e Leonardo Livi.
Desde 2001 mantém atividade como compositora. Trabalha também com editoração de partituras, arranjos, aulas de violão clássico e popular.

Luthiero Tacuatiá
Começou a tocar bateria em 1997 (aos dezenove anos). A partir de 2000, iniciou seus estudos com Zé Montenegro que se seguiram por dois anos. De 2002 a 2004 estudou teoria musical no curso Técnico em Música do Instituto de Música da Escola Sinodal de Educação Profissional (ESEP), em São Leopoldo. Já participou de masterclasses (um mês) Levadas da Música Brasileira, com Argus Montenegro, e de percussão com Marcus Suzano em 2003.
Durante estes anos participou de diversos projetos do Vale dos Sinos e Porto Alegre: Bandas Treze (rock), Sub-Consciente (rock progressivo), Vanessa Leão e Flores Astrais (rockn blues), Jah Roots (reggae), Sniby (pop-rock), Fernanda Krüger Trio. Projeto Instituto de Música Itinerante (concertos de música popular promovidos pela ESEP). Recital de Formatura de Flauta Doce de Cristiano Poffo (choro). Festival de Música de Porto Alegre (2001). Festival de Música de Gravataí FESTIVALE (2005 e 2007)). 1º Music Hall Festival (2006). II Som Leo Festival de Música (2008).
Obteve, no 1º Music Hall Festival (2006), o prêmio de Melhor Instrumentista. Participou do 22° Musicanto e 1° Musicanto Universitário (em Santa Rosa, em novembro de 2007), participando como baterista nas duas músicas de Sandro Souza classificadas para o festival, (Re)Verso e Nação.


Lucas Krüger Garcia
Começou seus estudos musicais no ano de 1998. Do ano de 1999 até 2002 teve aulas com o professor Odilon Reis. Neste período aperfeiçoou técnicas e expandiu conhecimentos de harmonia e improvisação dentro de estilos como Fusion, Jazz, Bossa Nova, musica brasileira e latina, voltando seu interesse para música instrumental. Desde o início de seu aprendizado com a música tem atuado conjuntamente com sua irmã Fernanda Krüger, violonista e compositora.
No ano de 2005 se integrou ao Fernanda Krüger Trio. Participou em 2007 do 2° Musicanto Universitário, defendendo as composições de Sandro Souza (Re)Verso e Nação. A canção Nação foi classificada na primeira eliminatória e foi uma das finalistas do 22° Musicanto, participando do cd e dvd do festival. Participou do Primeiro Som Leo Festival em São Leopoldo, defendendo a composição de Cláudio Nilson Ainda somos jovens, a qual recebeu o prêmio de segundo lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário