quinta-feira, 2 de abril de 2009

Vamos fazer uam rede pela paz - Mais artigos


A paz mundial
por Ruleandson do Carmo em ,

Eu sonho com um mundo colorido, onde todas as crenças e fés convivem em harmonia, as pessoas tem mais esperança, todas as raças se abraçam, os animais vivem soltos pela floresta, não há nenhuma discriminação contra gays ou héteros, Michael Jackson voltou a cantar e ser negro, Madonna voltou a ser puta e Shakira voltou a ser santa. O que eu quero? A paz mundial! É este o sonho coletivo da maioria das pessoas. Pelo menos é o que elas discursam.
Mas, o que você tem feito pela paz mundial? Quando os ânimos se exaltam o que você faz: briga, grita, esperneia, mas não sai da discussão sem provar que está certo? Ou você cala, silencia e deixa para discutir em outro momento? Será que você sonha com a paz mundial, mas não faz nada pela paz ao seu redor?
Eu era uma das milhares de pessoas que não saia de uma briga sem dar o último grito (e eu gritava MESMO!). Finalmente, mudei. Vi que não adianta gritar para impor minha razão. Quem é "surdo" não vai me ouvir, por mais que eu grite. Quem "apela" perde sempre a razão, mesmo estando certo. É preciso sim ser polido, ser político. Um dia, um professor ensinou "é melhor ser a parte que cede". Cedi, aprendi, alguém tem que ceder.
Aprendi o poder do silêncio. Quando alguém diz algo que me ofende, magoa, humilha, ou revolta, eu não brigo. Olho para o nada e fico em silêncio, não respondo as provocações. Os ânimos se abaixam e a outra pessoa percebe o papelão que está fazendo ao discutir sozinha, ou ao ouvir o que ela está propondo. Se for preciso, viro as costas e vou embora, sem dar uma palavra!
Por que eu faço isso? Simples, primeiro porque eu estava, quando mudei, cansado da fama de "bravo" e segundo pela paixão! Sim, a paixão! Aristóteles¹ já dizia há séculos atrás que a raiva é uma paixão, e as paixões são todos os sentimentos que alteram nossa capacidade de julgamento. Portanto, quando alguém está com raiva, você não conseguirá nada até que aquela pessoa entre no estado oposto de paixão: a calma. Por isso, é melhor silenciar, deixar a poeira baixar e depois acertar os ponteiros. É preciso saber parar! Ninguém sabe se uma pequena briga vai terminar em um copo de cerveja, na perda de uma grande amizade ou até em morte. Leia os jornais! Há pessoas morrendo por pranchas de cabelo usadas sem permissão do dono! Seja você a saber onde uma briga vai parar ao colocar um fim pacífico nela! Deixar uma discussão de lado não é perder, é poupar sua energia para algo mais valioso! Você vale muito, não se gaste com pouco, não desgaste o outro com pouco.
É assim que eu tenho feito. Quando estou com raiva eu fico calado, refletindo (ou vou lavar o banheiro, terapia comprovadamente funcional). Ainda não consegui a paz mundial, mas já consigo um pouco mais de paz no meu pequeno mundo. Garanto, que já é um bom começo... Em uma briga a última palavra pode sempre ser a sua e eu torço para que seja uma palavra de paz. E quando não souber o que falar, não fale, deixe um abraço encontrar o espaço das palavras.
"Não vou viver em uma guerra fria com quem eu amo"
(Law & Order: SVU)

*Sei que a paz mundial, não se refere às simples brigas entre casais, amigos, familiares e etc., mas tais brigas são também a falta de paz, nos relacionamentos humanos, grande foco deste blog.
http://www.eusoqueriaumcafe.com/2009/01/paz-mundial.html
¹ ARISTÓTELES; FONSECA, Isis Borges B. da. Retórica das paixões. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário