quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Tradicionalismo gera ações de inclusão social e cidadania




A principal finalidade do Conselho Leopoldense de Tradição e Cultura Gaúcha (CLTG) é conservar, difundir e propagar o Movimento Tradicionalista Gaúcho através do incentivo, apoio e organização de atividades culturais e recreativas, dentro e nas comunidades das entidades filiadas. Promover o social e a educação através do Folclore e Tradição Gaúcha no município de São Leopoldo.
O movimento tradicionalista gaúcho em São Leopoldo é considerado o coletivo que mais promove ações de cidadania e a prova disto está nos projetos culturais e sociais que as entidades, em parceria com o CLTG, realizam em seus galpões. Ao longo do ano são tertúlias, rodeios, palestras, concursos de prendas e peões. Saraus. Cavalgada da Paz. Cavalgada da Luz. Apresentações de invernadas na São Leopoldo Fest, em eventos beneficentes, enfim, os tradicionalistas em suas entidades cumprem um importante papel social e cultural e justificam o slogam da gestão do CLTG que é: inclusão social e cidadania através da cultura tradicionalista gaúcha.
Há poucos dias foi divulgado na imprensa que de 2005 para 2007 a cidade caiu do 1º para o 4º em índice de violência no Estado e está notícia deixou os leopoldenses orgulhoso e, como gestor cultural, nos orgulha dizer que as atividades promovidas nos CTG´s de nosso município contribuíram muito para este avanço social. Desde 2005 temos um convênio com a prefeitura municipal que possibilita promover atividades culturais no município. Construímos juntos com o prefeitoVanazzi e a Secretaria Municipal da Cultura, um convênio que nos possibilita programar as atividades anuais do movimento tradicionalista. Em 2009 conseguimos aprovar um convênio para repasse de verbas até o final de 2012. E neste convênio o CLTG tem o compromisso de incentivar as manifestações em defesa da cidadania, da cultura, do meio ambiente. A cultura gaúcha constrói.
O departamento cultural do CLTG, foi responsável por diversas ações de formação para crianças, jovens e adultos. O galpão cultural reuniu cerca de 500 pessoas em suas edições ao longo do ano. Nestas reuniões, os patrões, prendas e peões das entidades aprendem temas relacionados com a cultura do nosso Estado. Conhecimento e prática. Está é a meta do projeto.
Na campeira a busca da chama crioula, o desfile de 20 de setembro e as cavalgadas são maneiras de divulgar as potencialidades campeiras do município. E em todas as atividades as famílias são convidadas e se fazem presentes.
Os rodeios artísticos são a prova maior do potencial das invernadas artísticas das entidades. Semanalmente nos galpões acontecem ensaios de dança, chula, poesia, música e é nos eventos que as crianças mostram suas habilidades. Hoje, nosso município é um dos grandes celeiros de talentos artísticos. Alguns com trabalho reconhecido nos palcos dos festivais nati-vistas, rodeios e bailes gaúchos. É a safra dos novos talentos mesclada com os artistas já consagrados que residem em nossa cidade.
No campo inclusão social e cidadania, nos últimos dois anos os tradicionalistas organizados pelo CLTG participaram da conferência das cidades, conferência municipal da cultura, reuniões do Orçamento Participativo e em todas elas garantiu presença expressiva e obteve conquistas a favor da cultura gaúcha. Sabemos que o CLTG não é responsável pela organização das atividades dentro dos galpões, mas é o articulador entre entidades, governo e empresas.
A 5ª edição da Cavalgada da Luz e o 2º Natal Gaúcho, realizada no dia 20 de dezembro de 2010, mostrou que a cultura regional gaúcha é parceiro e integra as famílias. O grande núemro de crianças no Largo Rui Porto justifica esta afirmação. Finalizando, é necessário reforçar nosso compromisso com a nossa cidade. Como gestores culturais assumimos toda a responsabilidade quanto aos desafios que se apresentam e a meta para 2011 e 2012 é realizar em São Leopoldo um rodeio artístico integrando todas as entidades e trazer o congresso tradicionalista para São Leopoldo. Precisamos cada vez mais dar destaque para os artistas, os produtores culturais e incentivar as atividades campeiras e por fim a economia da cultura. Cada centavo que é investido na cultura gaúcha representa ações de cidadania e inclusão social e os índices de violência em nossa cidade continuarão reduzindo com o avanço e o reconhecimento do movimento tradicionalista gaúcho em São Leopoldo.

Gilmar Goulart Pinto
patrão do CLTG

fotos: Presépio: Aurélio Blanco
Gilmar Pinto na Semana Farroupilha 2010 - Charles Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário