quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

CLTG e SMC avaliam conquistas dos tradicionalistas



Com o objetivo de avaliar a participação do Conselho Leopoldense de Tradição e Cultura Gaúcha (CLTG), que é representado pelos patrões de entidades, músicos e comunidade tradicionalista - nas atividades de política social e cultural do município, o patrão Gilmar Goulart Pinto agendou reunião no último dia 20 de outubro, no galpão do CTG Dos Imigrantes, no bairro Feitoria, com o secretário municipal da cultura Pedro Vascon-cellos, onde se fizeram presentes tradicionalistas e membros da comunidade. Segundo o patrão Gilmar Pinto, que conduziu a reunião, desde 2009, quando assumiu a patronagem do CLTG, a entidade se fez presente em todos as reuniões propostas pelo governo municipal. Disse que, orientado pela Carta de Princípios do MTG, dedicou esforços para auxiliar o município na solução de seus problemas e lembrou que sua gestão está voltada para a inclusão social e a cidadania atravéz da cultura tradicionalista gaúcha. Lembrou que os patrões fizeram-se presentes na Conferência Municipal da Cultura, em 2009, quando aprovaram várias demandas a favor tanto da cultura regional gaúcha, como das demais linguagens culturais representadas na conferência, citando a música, dança, teatro, literatura, etc. Também resgatou a participação em massa dos tradicionalistas nas reuniões do Orçamento Participativo, conferência das cidades e eventos populares. Concluindo, Gilmar disse que sente orgulho de ser patrão do CLTG e pelo fato de ver o movimento tradicionalista gaúcha dar a sua contribuição em contrapartida aos incentivos que recebe do município. Antes de tudo somos cidadãos leopolden-ses e temos o dever e o direito de contribuir e fiscalizar”, concluiu.
O Secretário da Cultura Pedro Vasconcellos valorizou a participação do CLTG nas agendas propostas pelo município e se mostrou disposto a manter o diálogo com os tradicionalistas porque estas conquistas são resultados da participação popular nos programas municipal e federal de políticas públicas.
Na reunião foi aberto uma rodada ondeos presentes puderam fazer suas pergunta e esclarecer dúvidas. A tônica foi a construção do centro municipal de eventos, a construção do galpão crioulo Tio Pedro Camargo de Vargas, a pista de rodeios no Parque de Recreação dos Trabalhadores e a possibilidade de construção do centro de eventos da Zona Leste e o repasse de verba relativo ao convênio entre CLTG e município.
O Secretário Pedro Vasconcellos disse que a aprovação de um centro de eventos e a construção do galpão crioulo Tio Pedro Camargo de Vargas foi uma proposição dos tradicionalistas por meio do orçamento participativo e também é vontade do governo municipal a realização destas obras. Informou que junto ao Largo Rui Porto está sendo contruído o Centro Municipal de Eventos, onde todas as culturas serão integradas. Disse ainda que existe o interesse de construir o galpão crioulo Tio Pedro Camargo de Vargas num projeto próximo ao ao ginásio e avenida Mauá. O galpão será a sede do CLTG e o local para recepcionar turistas, autoridades e promover a cultura tradicionalista por meio de oficinas, palestras e demais atividades. Quanto ao Centro de Eventos da Zona Leste, Pedro mais uma vez reforçou que o prefeito Vanazzi tem projetos para a construção de um centro de eventos na Zona Leste, lembrando que durante a Semana Farroupilha de 2010 Vanazzi pré-anunciou que em breve estará este assunto com o CLTG e comunidade. Quanto a pista de rodeios no Parque de Recreação dos Trabalhadores, o secretário lembrou que o governo Vanazzi defende a proposta de muni-cipalização do PRT, o que possibilitará muitas obras e benfeitorias, todas estas em parceria e diálogo com o governo do Estado, empresas e sociedade civil organizada.
Nas falas dos presentes ficou a preocupação quanto ao local onde será construído o Centro de Eventos da Zona Leste. Os tradicionalistas querem a participação nesta discussão para juntos identificar os locais disponíveis no bairro. Reforçaram a participação da comunidade da Grande Feitoria na Semana Farroupilha, rodeios artísticos e a importância do repasse da verba do convênio com a prefeitura municipal para a realização das atividades culturais durante o ano.
Encerrando a reunião o patrão do CLTG, Gilmar Pinto, parabenizou á todos pela participação e mais uma vez lembrou que o movimento tradicionalista gaúcho é um dos principais movimentos do município. Que realiza o maior evento cultural da cidade e trabalha pensando exclusivamente na formação das crianças e jovens e que as entidades filiadas ao CLTG oferecem para seus sócios vagas nas invernadas de danças, poesia, música e nas diferentes atividades campeiras. São Leopoldo é um dos municípios que mais produz cultura no Estado. Encerrando ficou acertado que outra reunião será marcada para dar continuidade nas demandas envolvendo a cultura.

Um comentário:

  1. olá meu nome é Leonardo Dapper até ano retrasado eu era do ctg Pedro Fernandes de São Leopoldo,em fim gostaria que você me mandasse a melodia tema da chama criola de São Leopoldo, meu padrasto era muito amigo do então presidente do CLTG Armindo... Obrigado espero resposta pelo meu email leonardo@dapper.com

    ResponderExcluir