sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A Importância da Cultura Tradicional Gaúcha


O sucesso dos eventos tradicionalistas e dos festivais nativistas que acontecem por este Rio Grande a fora é a garantia de que há espaço para a cultura regional na imprensa. O número de público sempre é imenso e as estatísticas de violência praticamente zero. Nos autorizamos a dizer que drogas e atos de vandalismo não fazem parte da vida de quem é tradicionalista. Embora tenhamos que assumir que vivemos a margem de uma sociedade que é diariamente pressionada a dividir o espaço entre o bem e o mal. Os vícios estão presnetes no dia-a-dia, mas nunca motivados pelos grupos musicais e poetas que sobem no palco para divulgar a cultura regional. Em São Leopoldo o movimento tradicionalista gaúcho é uma das referências culturais. Com a visita de mais de 140 mil pessoas aos acampamentos da Semana Farroupilha de São Leopoldo em 2009 alcançamos a marca de evento cultural com maior público este ano. Mais de mil alunos da rede pública e privada foram recepcionadas pelo departamento cultural do Conselho Leopoldense de Tradição e Cultura Gaúcha (CLTG). Receberam noções sobre indumentária, história, culinária e música regional gaúcha. Também foram feitas visitas a creches e azilos do município buscando a valorização destas pessoas que ficaram impossibilitados de participar pressencialmente da festa.
Após a realização Semana Farroupilha de São Leopoldo 2009, com entrada franca e amplamente divulgado, concluimos que o objetivo do CLTG foi alcançado. Resgatar e manter a história do Rio Grande do Sul tanto pela sua indumentária, culinária, festividades, crenças, bem como pelo conceito de sociedade organizada faz com que as pessoas que visitaram os acampamentos e assistiram aos espetáculos das invernadas dos CTG´s meditem na possibilidade de uma sociedade mais feliz. O tradicionalismo constrói...
Sendo assim, destacamos a importância da mobilização e da valorização deste movimento cultural. É preciso acreditar e investir na cultura, para que este projeto seja levado adiante. Além de termos levado a mensagem de integração e inclusão social por meio da cultura gaúcha foi divulgado as potencialidades da gente de nossa terra. Que no próximo ano possamos reforçar ainda mais este espírito de comprometimento com a nossa história, porque investir na cultura e em ações que promovem a cidadania é a garantia da manutenção dos sonho de um Brasil mais justo e igualitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário