quarta-feira, 1 de julho de 2009

SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 20 ANOS DO CLTG


No dia 15 de junho, o plenário da Câmara Municipal foi palco de manifestações tradicionalistas em homenagem aos 20 anos do Conselho Leopoldense de Tradição e Cultura Gaúcha (CLTG). Proposta pelo vereador Alexandre Schuh (PT), a sessão solene teve a participação da presidente da Casa, Ana Affonso (PT); do sargento do 19º BIMTz, Jader Calheiro; do patrão do CLTG, Gilmar Pinto; do secretário municipal da Cultura, Vitor Ortiz; e do vereador Nestor Schwertner (PT).
Alexandre Schuh saudou os representantes do Movimento Tradicionalista e simpatizantes que participaram da homenagem aos 20 anos do CLTG. “Não nasci de bombacha, mas na vida pública aprendi a gostar das tradições gaúchas. Uma das opções de nosso mandato é valorizar a cultura. Os tradicionalistas têm um papel fundamental no desenvolvimento artístico da nossa cidade”, manifestou. “Há 20 anos o Movimento Tradicionalista era muito menor e aos poucos foi conquistando os CTGs da cidade. Nosso eterno patrão, Armindo Gallas é um exemplo a ser seguido entre os tradicionalistas”, completou.
O atual patrão do CLTG, Gilmar Pinto, ressaltou que é importante divulgar para a comunidade as iniciativas dos patrões nesses 20 anos de trabalho em defesa da cultura gaúcha. “O CLTG congrega todas as linguagens manifestadas na música, dança,poesia e culinária. Nossa missão é seguir os passos dos fundadores do Conselho”, salientou.
O 1º patrão do CLTG, e atual patrão e fundador do CTG Sinuelo da Feitoria, Ademar Pires Brandolff, resgatou a história do CLTG, fundado em 4 de junho de 1989. Em seguida foram homenageados: Jones Fernandes que é fundador do CTG Pedro Fernandes e patrão do piquete Bento Gonçalves e da Campeira do CLTG; Osni Vargas que integra o grupo tradicionalista Querência dos Vargas e trabalhou desde a fundação do CLTG; a 1ª prenda do CTG Sinuelo da Feitoria e 1ª prenda da 12ª região Tradicionalista, Taíse Silveira; e Gilmar Pinto, atual patrão do CLTG. A solene teve um momento artístico com a declamação de Dorval Dias e a apresentação de uma música interpretada pela professora Claudia Klenner e o acordeonista Sadi Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário