sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Semana Farroupilha 2009


É com grande alegria que parabenizo a todos que contribuíram para a realização da semana farroupilha deste ano, tanto no parque de recreação do trabalhador como no acampamento da feitoria. Gostaria de agradecer em especial aos patrões das entidades acampadas e sua Patronagem que não mediram esforços para que tudo corresse da melhor maneira possível.
Penso que a participação, a cooperação, a dedicação, a parceria, a organização e principalmente a amizade que se criou entre todos foi de grande valia para que tudo corresse de maneira saudável e brilhante. Tivemos alguns percalços ao longo do caminho, mas acredito que tudo é resolvível, pois quando se pensa em grupo e se quer sempre o melhor tudo é contornável.
Na reunião de patrões da 12ª RT ocorrida dia 05 de outubro em esteio o coordenador Sr. Firmo elogiou varias vezes este grande evento e em especial a cidade de são Leopoldo.
Isso tudo se deve a parceria que nós gaúchos de coração estamos firmando e em especial levando nossa cultura aos quatro cantos de nossa região. A semana farroupilha não se faz apenas com lucros e festas, mas sim com o enraizamento da cultura, dos valores, das crenças e da amizade que o povo gaúcho transmite a toda que convivem conosco.
Elogio também à maneira criativa, democrática e sociável que o nosso patrão do CLTG ( Conselho Leopoldense de Tradições e cultura gaúcha) Sr Gilmar Pinto vem conduzindo sua patronagem, pois se não fosse a sua autonomia, sua confiança e acima de tudo sua lealdade e sua credibilidade, deixando todos seguros do que fazem com certeza as coisas estariam direcionadas para outro lado. Obrigada patrão Gilmar!
O nosso belo desfile oficial que aconteceu dia 20 fez a diferença, pois tivemos a honra de ter ao nosso lado às bandeiras dos paises argentina e Uruguai mostrando a união e a parceria entre os povos. O grande público brilhou em nossa cidade!
Parabenizo também a todos que fizeram suas apresentações artísticas culturais nos 2 acampamentos, pois se não fossem vocês a festa não estaria completa.
Parabenizo aos cavaleiros que em 14 dias de muita luta, cansaço e perseverança trouxeram até nós a chama crioula vinda da cidade de São Lourenço no lombo de belos e altaneiros animais. Meu muito obrigado! O ano que vem tem mais!
Agradeço em especial à prefeitura municipal de São Leopoldo, secretaria de cultura de são Leopoldo que acreditaram no nosso trabalho e mais uma vez nos proporcionaram grandes e belos momentos.
Em fim como diz o tema este ano: "os Farroupilhas e suas Façanhas" São Leopoldo também realizou a sua façanha que foi ter em uma única semana recorde de publico em prol de uma cultura que cada vez mais se enraíza no coração de todos.
Obrigada a todos e até o próximo ano com a benção do grande patrão do céu agora tendo mais um parceiro nos abençoando que é Tio Pedro Camargo de Vargas.

Rejane Margo L. Garcia
Coord. De cultura do CLTG
Patroa do CTG Pedro Fernandes

O adeus ao tropeiro


Foi num domingo ensolarado digno de festa, mas a notícia que recebia não era para comemorações. Partia para a estância grande do céu Pedro Camargo de Vargas, o ícone do tradicionalismo de São Leopoldo.
Ele que deixou órfãos dez filhos neste domingo 04/10/2009, deixou uma legião de órfãos no tradicionalismo e na cultura gaúcha. O Vale do Sinos chora a partida do tropeiro, pois Tio Pedro como carinhosamente era chamado por todos, se tornou conhecido por onde passava.
Talvez muitos que estão lendo esta matéria tenham passado alguns momentos com o velho tropeiro. Lembro-me de certa feita que, juntamente de Geovane Prates, Derli Silva, Vanderlei Rosa, fomos ao Parque da Harmonia, em Porto Alegre, após o almoço onde o cardápio foi lingüiça com pão. Tio Pedro levou em sua mala de garupa seu garfo, faca e claro sua gamela, pertences que lhe acompanhavam há muito tempo pela suas andanças.
Após o almoço ele estendeu sua mala de garupa no chão retirou suas botas no qual fez de travesseiro e tirou uma sesteada. Muita gente passava pelo local e batia foto talvez impressionada com o xucrismo daquele Gaúcho.
Foi um final de semana que eu tive o prazer de passar junto com ele. Sem esquecer dos outros tantos domingos rodeados de amigos que passamos na Querência dos Vargas, nas tertúlias, nos desfiles de 1ºde Maio ou no Entrode. Várias entidades tiveram seu inicio no galpão do Tio Pedro. Outros começaram a pegar gosto pela cultura Gaúcha em baixo da figueira da Querência dos Vargas.
Adeus... Tio Pedro leva a certeza que sua missão foi completada no último desfile do dia 20 de setembro. No qual passou na charrete dos Campeiros da Madrugada. Assim emocionou a todos. Autoridades e tradicionalistas.
Vai o homem... Fica a lenda... Pedro Camargo de Vargas

Caetano Prates

UM ADEUS AO TIO PEDRO CAMARGO E VARGAS


O domingo de 04 de outubro foi diferente dos anteriores. marcou o dia da despedida (em vida) de um dos maiores ícones da cultura regional gaúcha deste Estado. Tio Pedro Camargo de Vargas encerra a sua passagem por estes pagos e põe fim a uma vida dedicada as coisas da terra. Como tradicionalista, digo que iniciou outra era: a era pós Tio Pedro. Porque igual a este Pedro não terá outro. Apaixonado pela natureza faleceu as 9:40 do dia de São Francisco de Assis. Apaixonado pelos animais, teve como fiel parceira de campereadas sua égua boneca. Firme até a última tropeada. Sua família e amigos lembravam aos poucos durante todo aquele domingo ventoso, as histórias do velho gaúcho. Gostava muito de crianças. Da trova. Da poesia. Das tertúlias. Da bóia na gamela e dos presentes que ganhava dos amigos. Eterno patrão da Querência dos Vargas, foi patrão do CTG tapera Velha e do CTG TIo Lautério. Como cavaleiro de São Leopoldo em vida, foi nomeado pelo Conselho Leopoldense de Tradição e Cultura Gaúcha (CLTG) o patrono da cavalaria da entidade.
Nos 20 anos do CLTG, em 2009, recebeu homenagem da patronagem. No passeio das Pilchas fez questão de ir lá dar a partida com uma prece aos gaúchsos. No dia 16 de setembro de 2009, data do seu aniversário, recebeu homenagem da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, durante Sessão Solene na Parque de Recreação do Trabalhador, em São Leopoldo.
Muitas serão as homenagens, públicas ou em oração, mas uma coisa é certo: este home mereceu ser sepultado com lágrimas de saudades no meio dos amigos e sendo homenageado copm o maior hino desta terra: o hino riograndense.

FANDANKERB é sucesso



São Leopoldo é o Berço da Colonização Alemã no Estado do Rio Grande do Sul. Com cerca de 215 mil habitantes, recebeu como filhos pessoas vindas dos quatro cantos do Estado e tem com lema a frase: " Fé, Cultura e Trabalho". A realização do FANDANKERB 1º - INTEGRANDO CULTURAS passou a ser um dos principais instrumentos para a divulgação da cultura gaúcha e germânica e reforçar a união de tradicionalista gaúchos e dos alemães na manutenção da nossa cultura. Segundo a escritora Roswithia Weber, no livro "A História da Câmara e a Câmara na História. São Leopoldo e no livro A Identidade local em discussão", "O bairro Feitoria apresenta forte presença da cultura gaúcha, daí se entende o nome da festa, que incorpora o Fandango ao Kerb. (Fandankerb). Se hoje essa relação não é problemática - no máximo mistura de estranhamento frente a mistura - no contexto das discussões na cidade da década de 1960, a força das tradições gaúchas no município foi alvo de críticas (...)" Depois desta análise, podemos dizer que o BAILE DO FANDANKERB em sua primeira edição reforça as ações de cidadania e inclusão social, porque se propõe a manter unidos e ao mesmo tempo resgatar a história dos colonizadores alemães em 1824 e a integração que fizeram com os negros e portugueses que já moravam no local naquela data.
O evento aconteceu no dia 26 de setembro de 2009, no galpão do CTG Sinuelo da Feitoria, bairro Feitoria (que sedia a CASA DO IMIGRANTE, antiga Real Feitoria do Linho Cânhamo). O CTG Sinuelo possui sua sede num dos bairros já considerado o "mais violento da cidade". Daí o nome Sinuelo, pois pretendia ser o pioneiro em levar a cultura gaúcha tanto para as pessoas que nasceram no município como para os que vieram de outros municípios e se aquerenciavam na Feitoria. Hoje, a entidade é uma das referências no Estado, constando na lista dos 10 CTG´s mais pontuados na agenda do MTG devido ao seu retrospecto cultural obtido com a participação das invernadas de danças tradicionais, trovadores, cantores, chuleadores, violonistas, acordeonistas e o departamento campeiro.
Na programação cultural do FANDANKERB 1º - INTEGRANDO CULTURAS o público foi recepcionado pela Banda GERMÂNICA SAX BANDA SHOW que fez o show de abertura às 20:00 horas. O grupo de danças juvenil do DTG Leão da Serra, de São Leopoldo, apresentou a coreografia do FRITZ e da FRIDA, que conta história do Casal que Veio da Alemanha para São Leopoldo e deram início a uma vida de sonhos para seus descendentes. As invernadas do CTG Sinuelo da Feitoria e do GAN Candeeiro, também de São Leopoldo, apresentaram danças tradicionais do manual de Barbosa Lessa e Paixão Cortes, originadores da pesquiza do "Fandankerb" que caracteriza a simbiose havida, no Rio Grande do Sul, entre as coreografias do folk-gaúcho (fandango) e as platt-deutsch ("kerb").
O show do acordeonista Sadi Pereira, que é oficineiro de música no CTG Tropeiro das Coxilhas, de São Leopoldo, levou os público presente para a sala na hora do TIO MEDERICO, ritmo similar a POLONAISE e que é tocado nos bailes gaúchos. O show do grupo nativista VERSO CAMPEIRO fez resgate de clássicos da música campeira do Rio Grande do Sul e o grupo EXPRESSO DO SUL formado por integrantes das invernadas de danças do CTG Sinuelo da Feitoria fez o show de encerramento do evento.
Na culinária o prato principal foi o CARRETEIRO DE CHARQUE, feito no fogo de chão e que resgatou o principal prato dos tropeiros e carreteiros, homens que tiveram grande importância para o desenvolvimento da economia do Rio Grande do Sul. A cuca e a lingüiça deram o clima germânico ao prato principal. Ainda em homenagem aos primeiros Imigrantes Alemães foi construído uma réplica da CASA DO IMIGRANTE e inserida ao seu redor alguns dos alimentos (frutas, verduras, legumes, pães e cucas) produzidos por eles.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Homenagem pelos 50 anos do MUSEU



Não existe história sem memória. Ao longo dos 50 anos do Museu Histórico, muitos foram os que colaboraram para que nosso passado não seja esquecido. Personalidades como Telmo Lauro Muller e Germano Oscar Moehlecke foram homenageadas pelo tempo de dedicação ao Museu.
A proposta de sessão do vereador Alexandre Schuh foi amplamente prestigiada pela comunidade, levando o reconhecimento aos homenageados.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Semana Farroupilha 2009


É com grande alegria que parabenizo a todos que contribuíram para a realização da semana farroupilha deste ano, tanto no parque de recreação do trabalhador como no acampamento da feitoria. Gostaria de agradecer em especial aos patrões das entidades acampadas e sua Patronagem que não mediram esforços para que tudo corresse da melhor maneira possível.
Penso que a participação, a cooperação, a dedicação, a parceria, a organização e principalmente a amizade que se criou entre todos foi de grande valia para que tudo corresse de maneira saudável e brilhante. Tivemos alguns percalços ao longo do caminho, mas acredito que tudo é resolvível, pois quando se pensa em grupo e se quer sempre o melhor tudo é contornável.
Na reunião de patrões da 12ª RT ocorrida dia 05 de outubro em esteio o coordenador Sr. Firmo elogiou varias vezes este grande evento e em especial a cidade de são Leopoldo.
Isso tudo se deve a parceria que nós gaúchos de coração estamos firmando e em especial levando nossa cultura aos quatro cantos de nossa região. A semana farroupilha não se faz apenas com lucros e festas, mas sim com o enraizamento da cultura, dos valores, das crenças e da amizade que o povo gaúcho transmite a toda que convivem conosco.
Elogio também à maneira criativa, democrática e sociável que o nosso patrão do CLTG ( Conselho Leopoldense de Tradições e cultura gaúcha) Sr Gilmar Pinto vem conduzindo sua patronagem, pois se não fosse a sua autonomia, sua confiança e acima de tudo sua lealdade e sua credibilidade, deixando todos seguros do que fazem com certeza as coisas estariam direcionadas para outro lado. Obrigada patrão Gilmar!
O nosso belo desfile oficial que aconteceu dia 20 fez a diferença, pois tivemos a honra de ter ao nosso lado às bandeiras dos paises argentina e Uruguai mostrando a união e a parceria entre os povos. O grande público brilhou em nossa cidade!
Parabenizo também a todos que fizeram suas apresentações artísticas culturais nos 2 acampamentos, pois se não fossem vocês a festa não estaria completa.
Parabenizo aos cavaleiros que em 14 dias de muita luta, cansaço e perseverança trouxeram até nós a chama crioula vinda da cidade de São Lourenço no lombo de belos e altaneiros animais. Meu muito obrigado! O ano que vem tem mais!
Agradeço em especial à prefeitura municipal de São Leopoldo, secretaria de cultura de são Leopoldo que acreditaram no nosso trabalho e mais uma vez nos proporcionaram grandes e belos momentos.
Em fim como diz o tema este ano: " os Farroupilhas e suas Façanhas" São Leopoldo também realizou a sua façanha que foi ter em uma única semana recorde de publico em prol de uma cultura que cada vez mais se enraíza no coração de todos.

Obrigada a todos e até o próximo ano com a benção do grande patrão do céu agora tendo mais um parceiro nos abençoando que é Tio Pedro Camargo de Vargas

Rejane Margo L. Garcia
Coord. De cultura do CLTG
Patroa do CTG Pedro Fernandes

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

FANDANKERB É SUCESSO






Durante os meses de agosto e setembro de 2009, aconteceu na cidade de Santa Cruz do Sul e São Leopoldo, respectivamente, o primeiro baile de Fandankerb, evento que foi possível graças ao FANDANKERB 1º - INTEGRANDO CULTURAS.
Na cidade de Santa Cruz do Sul - distante 155 Km da capital gaúcha Porto Alegre, com mais de 123.000 habitantes, que tem um dos maiores PIBs do RS e também a mais alta renda per capita entre as cidades com mais de 100.000 habitantes, impulsionada por empresas do setor fumageiro, borracha e metalúrgicas - a cultura gaúcha e germânica são as principais referências turísticas do município.


FANDANKERB 1º - INTEGRANDO CULTURAS
Santa Cruz do Sul

Levando em conta a história de Santa Cruz do Sul e a forte relação entre os Centros de Tradições Gaúchas e os Centros Culturais de Danças Germânicas, o FANDANKERB 1º - INTEGRANDO CULTURAS, tornou-se o primeiro evento do gênero na cidade e atraiu grupos da região do Vale do Rio Pardo, pois reuniu na tarde de 30 de agosto de 2009, no Galpão Crioulo do CTG Tropeiros da Amizade os grupos de danças gaúchas do CTG Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz; as invernadas de danças mirim e juvenil do CTG Tropeiros da Amizade, de Santa Cruz do Sul e os grupos de danças adulto e veterano do Centro Cultural 25 de Julho, da cidade de Santa Cruz do Sul.
No palco teve show com o grupo germânico GIRASOL, que é uma das revelações das festas típicas germânicas e OKTOBERFEST de Santa Cruz do Sul, tocou os principais clássicos dos bailes de KERB e a tradicional POLONAISE, fazendo com que os grupos gaúchos e germânicos fizessem a integração. o show nativista de Flávio Hansen e grupo, que é uma das maiores expressões da música regional gaúcha e um dos mais premiados nos festivais nativistas, tendo inclusive representado o Rio Grande do Sul em Portugal, reforçou o a amor do gaúcho pelas coisas da terra. O campo e a cidade se viram unidas na voz de um dos maiores cantores da história do Rio Grande do Sul.
Além das atrações artísticas, o FANDANKERB 1º - INTEGRANDO CULTURAS possibilitou o resgate da culinária típica gaúcha e germânica, com a oficina de produção de cucas, ao meio dia foi servido o churrasco e a tradicional lingüiça frita e fervida, sucessos nos bailes da região.
Outro ponto que chamou a atenção foi a mostra de indumentária e artigos regionais, bem como os registros fotográficos que divulgavam as atividades sociais e de inclusão promovidas pelo departamento artístico do CTG Tropeiros da Amizade e o resgate das escolas comunitárias, que eram destaques nos municípios de colonização germânica.







FANDANKERB 1º - INTEGRANDO CULTURAS
São Leopoldo


Distante 34 Km de Porto Alegre é considerada o Berço da Colonização Alemã no Estado do Rio Grande do Sul. Com cerca de 215 mil habitantes, recebeu como filhos pessoas vindas dos quatro cantos do Estado e tem com lema a frase: “ Fé, Cultura e Trabalho”. A realização do FANDANKERB 1º - INTEGRANDO CULTURAS passou a ser um dos principais instrumentos para a divulgação da cultura gaúcha e germânica e reforçar a união de tradicionalista gaúchos e dos alemães na manutenção da nossa cultura. Segundo a escritora Roswithia Weber, no livro “A História da Câmara e a Câmara na História. São Leopoldo e no livro A Identidade local em discussão”, “O bairro Feitoria apresenta forte presença da cultura gaúcha, daí se entende o nome da festa, que incorpora o Fandango ao Kerb. (Fandankerb). Se hoje essa relação não é problemática - no máximo mistura de estranhamento frente a mistura - no contexto das discussões na cidade da década de 1960, a força das tradições gaúchas no município foi alvo de críticas (...)” Depois desta análise, podemos dizer que o BAILE DO FANDANKERB em sua primeira edição reforça as ações de cidadania e inclusão social, porque se propõe a manter unidos e ao mesmo tempo resgatar a história dos colonizadores alemães em 1824 e a integração que fizeram com os negros e portugueses que já moravam no local naquela data.
O evento aconteceu no dia 26 de setembro de 2009, no galpão do CTG Sinuelo da Feitoria, bairro Feitoria (que sedia a CASA DO IMIGRANTE, antiga Real Feitoria do Linho Cânhamo). O CTG Sinuelo possui sua sede num dos bairros já considerado o “mais violento da cidade”. Daí o nome Sinuelo, pois pretendia ser o pioneiro em levar a cultura gaúcha tanto para as pessoas que nasceram no município como para os que vieram de outros municípios e se aquerenciavam na Feitoria. Hoje, a entidade é uma das referências no Estado, constando na lista dos 10 CTG´s mais pontuados na agenda do MTG devido ao seu retrospecto cultural obtido com a participação das invernadas de danças tradicionais, trovadores, cantores, chuleadores, violonistas, acordeonistas e o departamento campeiro.
Na programação cultural do FANDANKERB 1º - INTEGRANDO CULTURAS o público foi recepcionado pela Banda GERMÂNICA SAX BANDA SHOW que fez o show de abertura às 20:00 horas. O grupo de danças juvenil do DTG Leão da Serra, de São Leopoldo, apresentou a coreografia do FRITZ e da FRIDA, que conta história do Casal que Veio da Alemanha para São Leopoldo e deram início a uma vida de sonhos para seus descendentes. As invernadas do CTG Sinuelo da Feitoria e do GAN Candeeiro, também de São Leopoldo, apresentaram danças tradicionais do manual de Barbosa Lessa e Paixão Cortes, originadores da pesquiza do “Fandankerb" que caracteriza a simbiose havida, no Rio Grande do Sul, entre as coreografias do folk-gaúcho (fandango) e as platt-deutsch ("kerb").
O show do acordeonista Sadi Pereira, que é oficineiro de música no CTG Tropeiro das Coxilhas, de São Leopoldo, levou os público presente para a sala na hora do TIO MEDERICO, ritmo similar a POLONAISE e que é tocado nos bailes gaúchos. O show do grupo nativista VERSO CAMPEIRO fez resgate de clássicos da música campeira do Rio Grande do Sul e o grupo EXPRESSO DO SUL formado por integrantes das invernadas de danças do CTG Sinuelo da Feitoria fez o show de encerramento do evento.
Na culinária o prato principal foi o CARRETEIRO DE CHARQUE, feito no fogo de chão e que resgatou o principal prato dos tropeiros e carreteiros, homens que tiveram grande importância para o desenvolvimento da economia do Rio Grande do Sul. A cuca e a lingüiça deram o clima germânico ao prato principal. Ainda em homenagem aos primeiros Imigrantes Alemães foi construído uma réplica da CASA DO IMIGRANTE e inserida ao seu redor alguns dos alimentos (frutas, verduras, legumes, pães e cucas) produzidos por eles.





Após a realização do FANDANKERB 1º - INTEGRANDO CULTURAS, na cidade de Santa Cruz do Sul e São Leopoldo, com entrada franca e amplamente divulgado, podemos concluir que o objetivo do projeto foi alcançado. Resgatar a história de duas etnias que estão diretamente relacionadas uma a outra, tanto pela sua indumentária, culinária, festividades, crenças, bem como pelo conceito de sociedade organizada faz com que as pessoas que assistiram aos espetáculos meditem na possibilidade de uma sociedade integrada. No passado a integração que era tida como impossível sob o olhar social e econômico fez-se possível graças aos fandangos e Kerbs. Hoje, viver em sociedade em tempos de crise cultural, social e econômica, se faz possível graças a ações de inclusão social e cidadania. Atividades desta natureza são diariamente incentivadas nos galpões de CTG´s e Centros de Folclore Germânico.

Sendo assim, destacamos a importância do patrocínio da PETROBRAS, uma das empresas que acredita e investe na cultura, para que este projeto tenha sido realizado. Além de termos levado a mensagem de integração e inclusão social por meio da cultura gaúcha e germânica, foi divulgado a marca da PETROBRAS DO GOVERNO FEDERAL E DO MINISTÉRIO DA CULTURA com suas logomarcas nos: CARTAZES, BANNERS, FAIXAS, JORNAIS e a citação no palco durante os shows.

Acreditamos ter elaborado os eventos da maneira mais autêntica possível, porque sabemos da importância da cultura e da história na formação do cidadão.
Parabenizamos a fiscal da PETROBRAS, Maria Carmem Moraes, pela sensibilidade manifestada ao assistir os shows musicais e as invernadas típicas. O Fandankerb de Santa Cruz do Sul e São Leopoldo é referência graças ao apoio da PETROBRAS e a aceitação do público.

Fica o agradecimento à PETROBRAS e aos seus empregados que muito fizeram para que este evento acontecesse e recebesse destaque junto ao Movimento Tradicionalista Gaúcho devido aos temas abordados em sua programação. Que no próximo ano possamos reforçar ainda mais este espírito de comprometimento com a nossa história., porque investir na cultura e em ações que promovem a cidadania é a garantia da manutenção dos sonho de um Brasil de todos.

ADEUS AO TIO PEDRO CAMARGO DE VARGAS





O domingo de 04 de outubro foi diferente dos anteriores. marcou o dia da despedida (em vida) de um dos maiores ícones da cultura regional gaúcha deste Estado. Tio Pedro Camargo de Vargas encerra a sua passagem por estes pagos e põe fim a uma vida dedicada as coisas da terra. Como tradicionalista, digo que iniciou outra era: a era pós Tio Pedro. Porque igual a este Pedro não terá outro. Apaixonado pela natureza faleceu as 9:40 do dia de São Francisco de Assis. Apaixonado pelos animais, teve como fiel parceira de campereadas sua égua boneca. Firme até a última tropeada. Sua família e amigos lembravam aos poucos durante todo aquele domingo ventoso, as histórias do velho gaúcho. Gostava muito de crianças. Da trova. Da poesia. Das tertúlias. Da bóia na gamela e dos presentes que ganhava dos amigos. Eterno patrão da Querência dos Vargas, foi patrão do CTG tapera Velha e do CTG TIo Lautério. Como cavaleiro de São Leopoldo em vida, foi nomeado pelo Conselho Leopoldense de Tradição e Cultura Gaúcha (CLTG) o patrono da cavalaria da entidade. Nos 20 anos do CLTG, em 2009, recebeu homenagem da patronagem. No passeio das Pilchas fez questão de ir lá dar a partida com uma prece aos gaúchsos. No dia 16 de setembro de 2009, data do seu aniversário, recebeu homenagem da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, durante Sessão Solene na Parque de Recreação do Trabalhador, em São Leopoldo.
Muitas serão as homenagens, públicas ou em oração, mas uma coisa é certo: este home mereceu ser sepultado com lágrimas de saudades no meio dos amigos e sendo homenageado copm o maior hino desta terra: o hino riograndense.